sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Placas de portas , enfeites e uma boa reflexão

Sempre gostei de ver a escola bem organizada e com aquele "ar de volta às aulas". Quando lecionaava em BH passava dias confeccionando enfeites e indo a escola antes das aulas começarem. Para mim era como que se houvesse uma festa. Isso, a volta às aulas é uma festa. A meninada fica em casa doidinha pra saber as novidades, a professora nova  e tudo que envolve esse mundo gostoso  da escola.

Ontem andei aqui no atelier como uma doidinha preparando três placas para enfeitar as portas das salas lá na Eseba (Escola de Educação Básica-UFU) e mais 20 meninos e  meninas. As professoras  me pediram ontem e logo comecei a desenhar e cortar. Ai que saudadinha da minha sala rsrs Gosto e apoio esse movimento.




 
Então, gosto de tudo isso pois mostra organização  no ambiente escolar. O que me preocupa apenas é que em algumas escolas as professoras perdem um pouco quando exageram com muitos cartazes.

Assim o ambiente fica carregado, poluído visualmente  e terminam por perder o caráter pedagógico. Outra coisa que me faz pensar é que ao longo dos anos são reproduzidos modelos de cartazes que intencionam ajudar na aprendizagem. Será mesmo?

Por exemplo: Um desenho de um sol, nuvem  ou chuva dariam conta de registrar o que de fato ocorre no nosso ambiente? Nossas crianças já sabem bem isso.Essa ideia vem desde a década de 1970 e já está um pouco ultrapassada. 

Precisamos seguir um pouco as  mudanças que acontecem na vida cotidiana. Depois dizemos que a educação anda a passos lentos... precisamos refletir sobre nosssas práticas.
E você o que pensa sobre estas questões? Vamos prosear?
Abraços mineiros

3 comentários:

Unknown disse...

adorei seu cantinho, cheio de amor! ah e a parte da doidinha, rs! lindo trabalho, um bj doce
roberta
www.docesabobrinhas.com

Beloní Cacique Braga disse...

Oi Roberta

Já deu para perceber que você sabe bem o que é ficar doidinha rsrs
Obrigada pelo carinho. Volte sempre para prosear. Vou ali visitar o seu blog.
Bjim

Geltha Dubon disse...

Oi,Roberta!
Adorei teu blog.Quando puder dê uma passadinha no meu(http://blogdageltha.blogspost.com)
Já estou te seguindo.
bjs