domingo, 20 de fevereiro de 2011

Compartilhando ideias

Aqui no Conversa Mineira a prosa segue o ritmo da vida.

Quando estou muito envolvida com alguns temas gosto de passar aqui e postar. Gosto de conversar sobre muitas coisas e fazer muitas outras, sempre fui assim. Talvez por isso tenha feito duas graduações e as vezes fico com vontade de fazer mais outra. rsrs

Nos últimos dias estou envolvida com um processo seletivo para  contratação para professor na área da alfabetização inicial. Mesma área que fiz o ano passado no concurso para efetivo e fui aprovada, mas a vaga ainda não veio. Estou na fila .

Então, por isso as útlimas postagens  aqui, falam diretamente aos educadores e alfabetizadores.
Olhando minhas coisas encontrei algumas dicas para as colegas da área. Achei o cartaz que fiz em 2009 para trabalhar o Sanduíche da Maricota, que falei no outro post. Meus alunos amavam e todo dia passavam lá e contava a história toda. Ajudou tanto para desejarem ler mais e mais.


Encontrei também um jogo que fiz com os alunos. cada um tinha uma sacolinha com as cartelas variadas. Em casa e durante a aula a gente brincava de formar palavras. As letrinhas foram cortadas pelos pais e os desenhos foram coloridos pelos alunos. Como as cartelas  são variadas atendem as necessidades individuais. E o meu papel era a ajudar a meninada  a pensar sobre o som das letras para descobrir as letrinhas faltosas.
Como não tenho a autorização para mostrar a carinha, segue a imagem só do jogo espalhado na mesinha. rs





Tenho um arquivo enorme de fotos e as vezes venho pro micro matar saudades dos meus alunos queridos e lembrar o que fizemos juntos. Essa semana tenho que preparar uma aula para dar no processo seletivo e as imagens e as conversas aqui me inspiram, pois nesse concurso a gente dá aula para crianças fictícias, não há ninguém na sala além da banca. Algo meio maluco não? Dar aula para fantasminhas ..Mais do que nunca preciso das imagens de tudo que vivi.Essa é outra conversa.

E para quem passa aqui no Conversa Mineira... deixe sugestões e recadinhos. Afinal estou procurando amigos para dialogar. Muitos abraços mineiros e carinhosos

4 comentários:

Fernanda Reali disse...

Meus filhos aprenderam a ler cedo, praticamente sozinhos. Helena com 5 e Guga com 3 e meio, ambos na mesma época. Brincando com letra em cubinhos de madeira, a gente fazina bingo de letras e jogo da forca. Brincando somente, sem forçar, estavam lendo e escrevendo.

beijooo

Beloní Cacique Braga disse...

Fer
Se todos os pais brincassem com seus filhos assim certamente ajudariam em muito. Minha filha começo a ler com 4/5 anos só na brincadeira tb.
Obrigada pela visita ao blog.
Beijos

Julmara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julmara disse...

Oi amiga! Passando para dar uma olhadinha nas tuas belas postagens. Amigos para dialogar não faltam, o que está faltando é tempo né Belô? rsrsrsrs