quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Literatura infantil e a arte na escola

A literatura infantil é um recurso  ou instrumento precioso nas mãos dos educadores. Existe no mercado milhares de títulos e a gente se perde entre eles. Mas para se fazer uma boa escolha existem vários critérios e varia pelo interesse do comprador.

Um dos critérios é o objetivo e relevância do tema abordado.Nesse post selecionei alguns títulos a fim de responder a alguns amigos que desejam sugestões para o ensino com crianças. 

A literatura pode ser usada como propositora de novas ações, para abrir diálogos junto aos alunos para se elaborar um projeto, responder questões ou promover a nutrição estética. Despertar ideias ...

As autoras Mércia Leitão e Neide Duarte possuem ótimos títulos na coleção LER ARTE para os pequenos. De forma criativa as histórias contam sobre pintores e imagens da arte que ampliam os olhares das crianças.


Pensando na tridimensionalidade temos os personagens em massinha do Marcelo Xavier apresentados em diversos títulos. Uma riqueza de detalhes que motiva as crianças e desperta o desejo de modelar. Conheça os demais títulos no site do artista




Trabalhei com esse material e houve desdobramento para o desenho animado. Já contei aqui no blog :

Programa de TV sobre como fazer personagens 
Amiguinhas que fizeram os personagens de massinha depois de ver o programa
Desenho animado feito com os alunos : Cão medroso
Outro projeto de desenho animado: Brincadeiras

Para apoiar as discussões e ideias além das crianças sugiro os dois títulos a seguir:



Trabalhei com muitos outros títulos, mas estes estão por perto e são excelentes.
Sábado teremos uma oficina de contação de histórias e com certeza novos títulos serão apresentados. Volto depois para contar como foi. Se pesquisar um pouco mais no Conversa Mineira encontrará mais ideias. Boa navegação e lembre-se de deixar seus comentários, além de registrar-se como seguidor.

Nenhum comentário: