quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Desapego e organização { 1ª parte }



Desapego parece uma palavra bonita, mas não é muito fácil exercitá-la. Resolvi fazer este post inspirada em uma postagem que a Isabela, minha filha, fez no blog dela.Indico a leitura.Então, li e comecei a pensar o que seria para mim o desapego se tomasse como princípio o fato de liberar-se de coisas que se guarda por muito tempo e nem se usa. 

Então foi aí que descobri que 90% das coisas que guardo tem sempre uma boa explicação para estar ali e que necessariamente não serão para mim.Em geral penso nos outros, nada tão louvável assim, pois pensar em si é muto importante.

Além dos cômodos normais de uma casa tenho aqui três especiais. Um deles é um escritório que todos depositam suas coisas e está desativado, mas armazena o que tenho de muito precioso: minha biblioteca.Anda desativado (bagunçado)

Atelier em 2010 quando comecei ...

Outro é o meu atelier que está cada dia mais cheio de coisas para se fazer e o espaço é bom, mas precisa de ser redecorado com móveis próprios.Mas é nele que fico muito tempo, assisto a tv, uso o note e literalmente pinto e bordo.

E o terceiro é um pequeno cômodo fora da casa no qual colocava todos as sucatas, materiais e peças em madeira, telas, ferramentas do marido e monte de outras coisas.
Primeiro caminho dos cupins, suas pestinhas.

Bem, para surpresa minha este terceiro espaço foi invadido por cupins o que me obrigou a retirar tudo para fora. Deixei apenas as prateleiras que serão jogadas no lixo depois ( o que os cupins não comeram  ainda ).

Por força das circunstâncias passei horas lavando tudo e jogando sacos e sacos de lixo fora.
Essas embalagens serão  enfeitadas com motivos infantis

Mas  enfim, para estou contando tudo isso? Para dizer que como professora e arteira descobri quantas coisas guardei para fazer lembrancinhas para as crianças nas épocas especiais. Fiz um desafio pessoal. Transformarei todas as coisas em mimos.Reaproveitarei tudo antes que se percam. Não tenho prazo, mas farei um esforço nos próximos dias para organizar melhor estes cômodos da  minha casa.

Não marcarei tempo para acabar tudo isso, pois agora tenho uma encomenda especial para um(a) netinho(a) que já está a caminho. Temos tempo... mas por prudência já estou começando a prepara o kit do quartinho.

Kit esperando as primeiras camadas de tinta

Filosofando (gosto muito, rs) ...é importante dizer que a nossa vida precisa ser bem cuidada, pois muitas vezes os males surgem silenciosamente e quando a gente vê danou-se. Transformar  e resignificar sentimentos e não estocá-los. Distribuir,compartilhar. E estou muito feliz pelos desafios que escolhi para mim nos próximos dias. 

Quando tudo estiver pronto volto para ir contando.

2 comentários:

giane. aprendiz. disse...

desapegar é uma das atitudes mais importantes do ser humano. nós, que juntamos 'tralhas', dentre das quais muitas mesmo, não usamos, temos tanto disto por aprender!...

Nina disse...

Oi Beloni, tudo bem? Vim convidá-la a conhecer e curtir minha página no face: http://www.facebook.com/NinaAtelie
Obrigada e ótima semana que se inicia!!