domingo, 27 de maio de 2012

Cidadania , autonomia e aprendizagem significativa

Ensinar e aprender... ações relacionadas que nem sempre ocorrem simultaneamente. Muitas vezes ouvimos a expressão " mas a gente fala e a criança não aprende" como se fosse assim: no exato momento da fala ou do ensino o outro aprende. Cada um tem uma constituição e uma história de vida pessoal que pode lhe propiciar uma aprendizagem mais ou menos dinâmica.  
Falo assim pensando no encontro virtual com a Adriana, mãe do meu aluno Álvaro(8anos) que comentou sobre o horário de estudo que ele fez para estudar nesse período de greve. Pedi a ela que compartilhasse uma foto. 

Eis minha surpresa ao ver nos traços e escritos dele os conteúdos que trabalhamos em sala antes da greve e que sugeri  a eles que continuassem seus estudos em casa. Em nossa última rodinha conversamos sobre a importância do movimento de greve como exercício de cidadania para todos nós. Também pensamos nos pontos complicados para os alunos que ficariam sem aulas. Um diálogo importante tendo em vista que nossa turma acabava de estudar sobre os direitos e deveres, a ética, a cidadania e iniciávamos as discussões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Uma coisa ficou combinada entre nós: todos buscaríamos o exercício da cidadania e que em casa cada um tentaria escolher um horário para estudar, sem que os pais precisassem exigir deles. Afinal essa seria uma atitude em busca da sua própria cidadania investindo em seus estudos com responsabilidade.

Agora após esse meu breve discurso vejam a organização e horário do Álvaro ...

Momentos assim nos animam a lutar pela educação em nosso país. Vale a pena ser professora quando de acredita no que se faz.
Eis mais um exemplo de construção de autonomia e aprendizagem significativa.
Agradeço ao Álvaro e a sua família pelo envolvimento e compromisso com o nosso trabalho e parabenizo pelas ações que nascem no seio da família e se transformam em parceria.  E torço para contagiarmos aqueles que ainda não tentaram investir junto aos seus filhos. Vamos lá pessoal, sempre há tempo.

Esse post foi produtivo? Deixe seu comentário, conte suas ações.A interação enrique. Abraços mineiros


2 comentários:

Ana Paula Santiago (inventandocasa.blogspot.com) disse...

Beloní, é tão gostoso ver alguém como você, que sonha e realiza, que acredita que a educação pode mudar o mundo, sou dessas. Não estou exercendo, mas pratico com meus filhos. Vejo a Carla Patrícia também e isso me anima.
Delícia ver um aluno assim, dando o feedback, crescendo, amadurecendo. Ver você usando o conteúdo e a vida para ensinar, relacionando-os.

Adoro vir aqui, às vezes não comento por falta de tempo mesmo. Bjs e parabéns a vc, aos seus alunos e em especial ao Álvaro.

Beloní Cacique Braga disse...

Oi Ana Paula
Obrigada pelo retorno e pela leitura. Acabo de falar com a mãe do Álvaro e ela contou que ele se sentiu muito valorizado com o post. Está mais animado ainda. Isso é que vale a pena.
Continue mesmo, investindo na formação dos seus filhos e isso vale para a Carla Patrícia também.
Vamos continuar acreditando e nos alimentando das boas ações.
Abraços mineiros
Beloní