sexta-feira, 17 de junho de 2011

Família é {vintage} ?

Bom dia aos amigos com imagens de nostalgia...


Há uma  tendência hoje de se basear em  coisas, roupas e ao cotidiano dos anos 40-50. E se pararmos para pensar na origem do termo "vintage" nada tem a ver com estas coisas, mas com a colheita do vinho.


No entanto, a ideia baseada em que um bom vinho ser aquele mais antigo é que  o mundo da moda e publicitário vem acolhendo deste termo para representar ideias  e imagens assim.


Acordei hoje com imagens de um livro representando uma família de décadas anteriores, ou seja, vintage.rs
E daí fiquei pensando que o cotidiano de muitas famílias não se parece mais com este ....

crédito da imagem


Tudo bem que há um certo estereótipo que envolve os padrões de família, mas não é isso que me chamou a atenção.Fiquei pensativa sobre a necessidade de resgatarmos a convivência em família, fortalecer os laços de confiança de parceria, reservar tempo de qualidade com os filhos e conjuges. Será que a vida em família vivida antigamente tinha maior qualidade de tempo e relacionamento mais que hoje? Creio que não.
 Mas precisamos considerar que hoje temos  menos tempo juntos devido a dinâmica da própria vida. A correria não pode excluir aqueles momentos importantes de diálogo e aconchego que esperamos encontrar em casa.



 Alguns desencontros em nossa sociedade podem ter suas causas na má formação em família ou no pouco convívio com aqueles que a princípio tem o compromisso de educar seus semelhantes: os pais. Aliás, ao educar os filhos nos educamos e nos humanizamos. Exercício difícil, mas não é impossível.
E ao final de tudo.... a família é a nossa base, nosso abrigo. Pelo menos deveria ser.

O meu desejo é que a ideia de família  seja {vintage} na proposta de mais tempo juntos e  que seja contemporâneo ao envolver a participação de todos na gestão da vida familiar, no lazer e no diálogo maior. Aliás o diálogo em família é uma conquista dos nossos dias e não podemos abrir mão das conquistas.

Desafio de hoje: viver uma vida de qualidade em família. Topa?

crédito da imagem

2 comentários:

Silvana disse...

Querida amiga concordo com você....Bjos!

♥ κєκєl ♥ disse...

Hj minha pequena família diária, se resume a meu caçulinha e a mim, mas há tanto amor que mal cabe em nossos corações...assim deveriam ser as famílias...repletas de amor.

Beijos

PS. Obrigada por participar do nosso blog VEJO VOZES.