quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Qualidade docente indecente


 Em nosso país a valorização do professor é uma situação de "calamidade". Encontram-se em sala de aula, profissionais sem formação adequada ao ensino e que ocupam disciplinas para as quais não possuem formação. Em Uberlândia-MG, cidade na qual moro, a prefeitura realizou um processo seletivo para educadores infantis e a formação exigida é apenas ensino médio. Será que as candidatas aprovadas estarão aptas para ensinar e cuidar das crianças? 
Em noticiário da tv foram apresentadas cenas de professoras da educação infantil que sem paciência batiam nos alunos e conseguiam manter a classe de crianças de 0 a 3anos de idade somente com ameaças. Que pedagogia é essa? (http://maisband.band.com.br/)
Muito me incomoda perceber o despreparo dos professores, mas por outro lado o descaso público em manter essa política de contratação e oferecer salários muito baixos aos educadores. Pois em meio a tudo isso, existe muitos outros profissionais qualificados e que não são valorizados.
Diante da reportagem de hoje na tv e da minha prórpia trajetória na educação procuro refletir sobre qual é o nosso papel. De uma coisa tenho certeza, quanto mais nos calarmos e aceitarmos a situação da educação e acharmos que devemos produzir na mesma  medida  da valorização mais nos distanciamos do sonho de uma educação de qualidade. Urgentemente, è necessário investir na formação dos professores!
Segue a indicação de continuar a reflexão por meio das ideias de Pedro Demo e o convite para que visitem o site e leiam o texto na íntegra: "Dissecando a aula".

"A maneira mais sólida de valorizar o professor não é badalar aulas vazias, mas emplacar sua importância na aprendizagem do aluno. Tudo é importante na escola para o aluno aprender bem. Mas nada se compara à qualidade docente. No entanto, quando se fala em “docência”, logo vem à mente “aula”. Precisamos mudar isso. Bom docente é quem sabe cuidar que o aluno aprenda. Aula pode caber. Mas o cerne da questão é pesquisar e elaborar com ele.
Muitos professores, por fim, só dão aula porque não conseguem arranjar tempo para estudar. Consomem-se dando aula, esvaindo-se nesta superficialidade. Para poder pesquisar e elaborar, tornar-se autor, o professor precisa de apoio, remuneração e formação."
http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/dissecando.html

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