quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Navegação segura

 Compartilho as dicas publicadas a partir da Campanha Dia da Internet segura


Seis dicas para uma navegação segura

Há vários cuidados que os jovens podem tomar para não serem vítimas de crimes ou bullying pela rede. Os pais e os professores também podem e devem ajudá-los e orientá-los sobre eles. Confira:
- Evite publicar dados pessoais como nome completo, endereço, telefone, nome de escola em sites de relacionamento, salas de bate-papo ou sistemas de comunicação instantânea. Não divulgue na internet suas rotinas, hábitos, detalhes de horários. Todas essas informações podem torná-lo mais vulnerável a ações de pessoas mal-intencionadas ou criminosas.
- Cuidado com as fotos que posta na rede. Elas podem ser modificadas de forma a ofendê-lo ou serem usadas contra você. Preocupe-se também com as imagens que você divulga ou troca pela internet. Elas também podem trazer problemas a quem as encaminha, dependendo do conteúdo que manifestem.
- Seja educado e cordial também na hora de publicar ou comentar as fotos de outras pessoas. Muitos jovens já foram obrigados a pagar multas por terem ofendido colegas ou professores na internet. Agora, os pais também estão começando a ser responsabilizados pelos atos dos filhos, por negligência em relação ao comportamento deles.
- Tome muito cuidado com estranhos. Jamais aceite convites para se encontrar pessoalmente com quem não conhece.
- Caso seja agredido por quem desconhece, configure sua conta para bloquear os contatos indesejados e, se algum amigo estiver sendo vítima, encoraje-o a denunciar o agressor. E conte tudo o que estiver acontecendo a um adulto de confiança.
- Quem se deparar com conteúdos suspeitos racistas, pornográficos ou com cenas de violência contra crianças deve denunciar. O endereço é www.denuncie.org.br.
Fonte: http://www.diadainternetsegura.org.br

Nenhum comentário: