quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Educação no Mali : em busca de conhecimento





Ainda não tive a oportunidade de  conhecer a África. Como participarei de uma expedição no país africano- Mali, preciso aprender um pouco mais sobre ele , em especial sobre a educação.



Em linhas gerais, descobri que o Mali é um dos países mais pobres do mundo, a taxa de mortalidade infantil é muito alta, o número de analfabetos corresponde a 70% da população.


O ensino fundamental tem dois ciclos:, segundo dados de 2006.
a) 1º ao 6º ano - ao final deste ciclo fazem uma avaliação para verificar se seguem para o 7º.
b) 7º ao 9º ano. Ao final obtém uma certificação e podem se habilitar para os estudos secundários profissionalizantes


No entanto, muitas crianças não chegam ao fim dos estudos devido a dificuldade para se custear, materiais escolares, alimentação e demais despesas. Existe um processo de exclusão escolar intenso que abarca as meninas, os aleijados, os que mendigam.



Existe o ensino formal, oferecido pelo governo e que não atende a população. O ensino informal, recebido no espaço familiar e o ensino não-formal ofertado pelas ONGs credenciadas pelo governo. Existem as escolas confessionais corânicas (particulares) onde as crianças são enviadas para aprender o corão. 


Em 2000, na Conferência de Dakar , os países participantes se comprometeram com a melhoria da educação e a igualdade de direitos para crianças, jovens com data de  cumprimento até 2015. Se desejar, leia com detalhes a carta  publicada na ocasião.




.  

Um comentário:

aprendiz. disse...

é...
desejo que sua missão seja rica e benéfica.
você tinha se ausentado muito daqui. senti falta de seus relatos.
se puder, nos atualize do novo trabalho.