quarta-feira, 17 de março de 2010

Ação Educativa MACBA- Barcelona

Faz um tempinho que queria compartilhar algumas coisas legais que vi na Espanha. Entre tantas coisas que vi e me encantei destaco a ação educativa nos museus.
No Museu de Arte Contemporânea de Barcelona há um espaço enorme aberto aos visitantes. Pais e filhos são recebidos e convidados a produzir imagens a partir de propostas selecionadas pelos monitores.

Os monitores explicam a proposta, como mostram as imagens, e a criança deve escolher quais papéis deseja trabalhar. Então após escolherem no disco cromático as cores ,recebem os pápeis e uma folha com suaves  linhas que referem-se a imagem da fotografia temática(figura humana ou natureza morta). Assim se dirigem para as mesas e com seus pais realizam sua colagem. Terminado o trabalho podem levar ou deixar em exposição.Essa proposta varia conforme as obras em exposição  no museu.

O que me chamou a atenção também, foi a organização do lugar, dos materiais e a participação do adultos com seus filhos.Vejam o móvel que serve de armário e balcão. É uma ideia legal para as escolas que podem manter organizados os materiais para as aulas e depois guardar tudo ao final do dia.

Um comentário:

Julmara disse...

Belô, amei a idéia do balcão! Este seria uma solução para as escolas que não possuem sala de artes para guardar materiais. Abraços.